Boas vindas

Aos meus alunos e Encarregados de Educação:

Sejam todos bem-vindos a este espaço de divulgação de informações, partilha e encontro das pessoas envolvidas no processo educacional.

Espero que este blogue seja útil para todos. E… todas as sugestões são bem-vindas.

Um bom ano lectivo para todos!

"A Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima. O diretor é gente, O coordenador é gente, O professor é gente, O aluno é gente, cada funcionário é gente. E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão. Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’. Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir que não tem amizade a ninguém nada de ser como o tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só. Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se ‘amarrar nela’! Ora, é lógico...numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz." Paulo Freire

01/02/11

Objectivos para o 4º Teste de Avaliação de Ciências da Natureza - 6ºA e 6ºB (Fevereiro)

- Constituintes do sangue:
-Legendar,
- Mencionar as suas características,
- Referir as suas funções.
- Sangue venoso e sangue arterial:
            - Distinguir as características de cada um,
            - Saber onde o sangue venoso se transforma em sangue arterial e vice-versa.
            - Descrever o destino de cada um, quando saem do coração.
- Coração:
            - Legendar,
            - Identificar de que lado circula sangue arterial e sangue venoso,
            - Relacionar a espessura das paredes dos ventrículos com as das aurículas e justificar,
            - Descrever, ordenadamente, o funcionamento do coração
- Identificar, distinguir e referir as funções das artérias, veias e capilares.
- Descrever a Pequena Circulação (circulação pulmonar) e a Grande Circulação (circulação sistémica).
- Referir e identificar doenças do sistema circulatório.
- Enumerar medidas importantes para manter o sistema circulatório saudável.
- Identificar, compreender e legendar  evidências da Respiração Celular.
- Analisar gráficos relacionados com a actividade física e consumo de nutrientes.
- Relacionar o gasto de energia com o esforço físico.
- Referir os factores que condicionam o consumo de energia.

Estudar:
- Caderno diário e fotocópias
- Manual, parte 1: Páginas 64 até 85.
- Caderno de Actividades: Páginas 21 até 28.
Professora Ângela Almeida

2 comentários:

  1. olá professora tenho algumas duvidas mas só vou por uma de cada vez. A dúvida é na parte 2 no exercicio número 19.2. na página 19.

    ResponderEliminar
  2. Olá Jéssica!
    Fico contente ao ver que utilizas o blogue como plataforma na promoção de práticas de ensino/aprendizagem. E cá estou eu para vos ajudar!...
    Relativamente à tua dúvida... certamente estás lembrada de que "a divisão é a operação inversa da multiplicação", sendo assim, se não sabemos um dos factores de uma multiplicação, o que podemos fazer com o que sabemos? Dividir o produto dessa multiplicação pelo outro factor, obtendo assim o factor "escondido". Esclarecida?
    Qualquer dúvida, é só dizeres.
    Ao dispor!
    A professora,
    Ângela Almeida

    ResponderEliminar