Boas vindas

Aos meus alunos e Encarregados de Educação:

Sejam todos bem-vindos a este espaço de divulgação de informações, partilha e encontro das pessoas envolvidas no processo educacional.

Espero que este blogue seja útil para todos. E… todas as sugestões são bem-vindas.

Um bom ano lectivo para todos!

"A Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima. O diretor é gente, O coordenador é gente, O professor é gente, O aluno é gente, cada funcionário é gente. E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão. Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’. Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir que não tem amizade a ninguém nada de ser como o tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só. Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se ‘amarrar nela’! Ora, é lógico...numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz." Paulo Freire

27/04/11

Provas de Aferição

Os alunos do 6º Ano irão realizar Provas de Aferição, às 10h (devendo comparecer 30 minutos antes), nos dias:
6 de Maio (Sexta-feira), de Língua Portuguesa
11 de Maio (Quarta-feira), de Matemática

As provas estão organizadas em dois cadernos e têm a seguinte duração:
Caderno 1 – 60 minutos;
Caderno 2 – 40 minutos.
Entre cada Caderno, haverá um intervalo de 20 minutos.

Estrutura da prova de Língua Portuguesa:
O Caderno 1 inclui 2 ou 3 textos de diferente tipo e de extensão variável; 12 a 14 itens que
permitem avaliar a compreensão da leitura dos textos apresentados; 1 item de composição curta
orientada; 6 a 8 itens sobre aspectos da estrutura e do funcionamento da língua.
De acordo com o programa, os textos apresentados podem pertencer a diferentes géneros (artigo,
aviso, banda desenhada, carta, convite, entrevista, conto, notícia, poema, recado, teatro, …).
O Caderno 2, a resolver após o intervalo, consiste numa proposta de produção orientada de um
texto que permite avaliar, pois, competências do domínio da escrita. Essa orientação especifica a
finalidade e as características do texto a produzir.

Material a utilizar na prova de Língua Portuguesa:
Os alunos usam, como material de escrita, caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou
preta.
Lápis, borracha e apara-lápis só podem ser usados no rascunho.
Não é permitido o uso de corrector.

Estrutura da prova de Matemática:
Aspectos da competência matemática:
Conceitos e procedimentos matemáticos 45% a 55%
Resolução de problemas 15% a 30%
Raciocínio matemático 15% a 30%
Comunicação matemática 5% a 10%
Áreas temáticas:
Números e cálculo 35% a 45%
Geometria 35% a 45%
Estatística e probabilidades 10% a 15%
Álgebra e funções 5% a 10%

Material a utilizar na prova de Matemática:
 caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta;
 lápis;
 borracha;
 apara-lápis;
 régua graduada;
 compasso;
 calculadora.
Não é permitido o uso de corrector.

Sugere-se a consulta de provas de anos anteriores, disponíveis
em http://www.gave.min-edu.pt/, cujos itens exemplificam os que se incluem nas provas de 2011.

Bom trabalho!

Sem comentários:

Enviar um comentário