- Reconhecer a constituição e legendar o sistema urinário.
- Explicar o papel do rim na formação da urina.
- Explicar como se forma a urina (saber de onde são retiradas as substâncias que constituem a urina, em que órgão é produzida, qual o seu trajecto, onde fica armazenada e qual a sua composição).
- Identificar as características e funções dos vários órgãos do sistema urinário (rins, ureteres, bexiga e uretra).
- Indicar as excreções eliminadas pelos órgãos excretores.
- Identificar e legendar os constituintes da pele.
- Explicar como se forma o suor e como é eliminado.
- Reconhecer a necessidade da reprodução na transmissão de vida.
- Distinguir reprodução sexuada de reprodução assexuada.
- Identificar e distinguir os caracteres sexuais primários e os caracteres sexuais secundários femininos e masculinos.
- Descrever as transformações ocorridas no organismo durante a puberdade.
- Conhecer vários métodos contraceptivos.
- Conhecer a constituição e legendar os órgãos dos sistemas reprodutores masculino e feminino.
- Identificar as características e funções dos vários órgãos dos sistemas reprodutores feminino e masculino.
- Referir o papel das células sexuais na formação do novo ser.
- Identificar as primeiras fases do desenvolvimento embrionário (ovulação, fecundação e nidação) e as células resultantes (ovo ou zigoto » mórula » embrião).
- Reconhecer e legendar um embrião/feto no útero.
- Referir as funções da placenta, cordão umbilical e saco amniótico (líquido amniótico).
Estudar:
- Caderno diário e fotocópias
- Manual, parte 1: Páginas 88 até 113, 126 e 127.
- Caderno de Actividades: Páginas 29 até 36.
Professora Ângela Almeida
Sem comentários:
Enviar um comentário