Boas vindas

Aos meus alunos e Encarregados de Educação:

Sejam todos bem-vindos a este espaço de divulgação de informações, partilha e encontro das pessoas envolvidas no processo educacional.

Espero que este blogue seja útil para todos. E… todas as sugestões são bem-vindas.

Um bom ano lectivo para todos!

"A Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima. O diretor é gente, O coordenador é gente, O professor é gente, O aluno é gente, cada funcionário é gente. E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão. Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’. Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir que não tem amizade a ninguém nada de ser como o tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só. Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se ‘amarrar nela’! Ora, é lógico...numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz." Paulo Freire

20/03/11

Objectivos para o 5º Teste de Avaliação de Ciências da Natureza - 6ºA e 6ºB

- Reconhecer a constituição e legendar o sistema urinário.
- Explicar o papel do rim na formação da urina.
- Explicar como se forma a urina (saber de onde são retiradas as substâncias que constituem a urina, em que órgão é produzida, qual o seu trajecto, onde fica armazenada e qual a sua composição).
- Identificar as características e funções dos vários órgãos do sistema urinário (rins, ureteres, bexiga e uretra).
- Indicar as excreções eliminadas pelos órgãos excretores.
- Identificar e legendar os constituintes da pele.
- Explicar como se forma o suor e como é eliminado.
- Reconhecer a necessidade da reprodução na transmissão de vida.
- Distinguir reprodução sexuada de reprodução assexuada.
- Identificar e distinguir os caracteres sexuais primários e os caracteres sexuais secundários femininos e masculinos.
- Descrever as transformações ocorridas no organismo durante a puberdade.
- Conhecer vários métodos contraceptivos.
- Conhecer a constituição e legendar os órgãos dos sistemas reprodutores masculino e feminino.
- Identificar as características e funções dos vários órgãos dos sistemas reprodutores feminino e masculino.
- Referir o papel das células sexuais na formação do novo ser.
- Identificar as primeiras fases do desenvolvimento embrionário (ovulação, fecundação e nidação) e as células resultantes (ovo ou zigoto » mórula » embrião).
- Reconhecer e legendar um embrião/feto no útero.
- Referir as funções da placenta, cordão umbilical e saco amniótico (líquido amniótico).

Estudar:
- Caderno diário e fotocópias
- Manual, parte 1: Páginas 88 até 113, 126 e 127.
- Caderno de Actividades: Páginas 29 até 36.

Professora Ângela Almeida

Sem comentários:

Enviar um comentário