Boas vindas

Aos meus alunos e Encarregados de Educação:

Sejam todos bem-vindos a este espaço de divulgação de informações, partilha e encontro das pessoas envolvidas no processo educacional.

Espero que este blogue seja útil para todos. E… todas as sugestões são bem-vindas.

Um bom ano lectivo para todos!

"A Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima. O diretor é gente, O coordenador é gente, O professor é gente, O aluno é gente, cada funcionário é gente. E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão. Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’. Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir que não tem amizade a ninguém nada de ser como o tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só. Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se ‘amarrar nela’! Ora, é lógico...numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz." Paulo Freire

23/11/10

Objectivos para o 2º Teste de Avaliação de Ciências da Natureza - 6ºA e 6ºB

- Legendar, reconhecer a constituição e as características de um dente (órgão “duro e vivo”);
- Explicar as transformações por que passam os alimentos ao longo do tubo digestivo;
- Distinguir transformações mecânicas de transformações químicas;
- Distinguir bolo alimentar, quimo e quilo e explicar estas transformações, referindo os sucos digestivos que actuam e os órgãos onde ocorrem;
- Explicar como é que os alimentos passam para o sangue;
- Explicar o que acontece às substâncias que não são absorvidas.
- Explicar as diferentes fases da função alimentar: digestão, deglutição, absorção e assimilação.
- Reconhecer os regimes alimentares de diferentes animais;
- Definir animal ruminante;
- Indicar características do estômago dos ruminantes.
- Indicar características do sistema digestivo da uma ave granívora.
- Legendar o sistema digestivo de um animal herbívoro e de um animal granívoro;
- Reconhecer a localização, características e funções dos vários órgãos do sistema digestivo dos animais herbívoros e granívoros;
- Relacionar e justificar a diferença do comprimento do intestino delgado de alguns animais com o regime alimentar (carnívoro e/ou herbívoro);
- Identificar, em esquemas, os movimentos respiratórios: inspiração e expiração, assim como os mecanismos associados;
- Descrever o movimento dos órgãos nos movimentos de inspiração e de expiração (ficha de trabalho).
- Distinguir ar inspirado de ar expirado: temperatura, dióxido de carbono, oxigénio, vapor de água (relatório experimental).

Estudar:
- Caderno diário e fotocópias
- Manual, parte 1: Páginas 30 até 51.
- Caderno de Actividades: Páginas 13 até 19.

Professora Ângela Almeida

Sem comentários:

Enviar um comentário