Boas vindas

Aos meus alunos e Encarregados de Educação:

Sejam todos bem-vindos a este espaço de divulgação de informações, partilha e encontro das pessoas envolvidas no processo educacional.

Espero que este blogue seja útil para todos. E… todas as sugestões são bem-vindas.

Um bom ano lectivo para todos!

"A Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima. O diretor é gente, O coordenador é gente, O professor é gente, O aluno é gente, cada funcionário é gente. E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão. Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’. Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir que não tem amizade a ninguém nada de ser como o tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só. Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se ‘amarrar nela’! Ora, é lógico...numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz." Paulo Freire

27/11/10

Objectivos para o 2º Teste de Avaliação de Matemática - 5ºB

- Distinguir e identificar (usando a notação conveniente) ângulos complementares, suplementares, verticalmente opostos e ângulos alternos internos;
- Determinar/calcular a amplitude de vários ângulos considerando as relações entre eles;
- Identificar os elementos de um polígono (figura geométrica plana limitada por segmentos de recta, constituída por lados, vértices e ângulos);
- Classificar polígonos de acordo com o número de lados (3-triângulo, 4-quadrilátero, 5-pentágono, 6-hexágono, 7-heptágono, 8-octógono, 9-eneágono, 10-decágono, 12-dodecágono, 20-icoságono);
- Identificar e distinguir polígonos regulares (têm os lados iguais e os ângulos também todos iguais) de polígonos irregulares;
- Classificar triângulos quanto aos ângulos (rectângulo, obtusângulo ou acutângulo) e quanto aos lados (equilátero, isósceles ou escaleno);
- Construir triângulos;
- Identificar casos de possibilidade ou impossibilidade na construção de triângulos (Desigualdade triangular: Qualquer lado de um triângulo é menor do que a soma dos outros dois);
- Compreender, num triângulo, o valor da soma das amplitudes dos seus ângulos internos (180º) e externos (360º);
- Resolver problemas envolvendo relações entre elementos e propriedades dos triângulos.

Estudar:
- Caderno diário
- Manual, parte 1: Páginas 50 até 77.
- Caderno de Exercícios: Páginas 14 até 22.

Professora Ângela Almeida

Sem comentários:

Enviar um comentário