Boas vindas

Aos meus alunos e Encarregados de Educação:

Sejam todos bem-vindos a este espaço de divulgação de informações, partilha e encontro das pessoas envolvidas no processo educacional.

Espero que este blogue seja útil para todos. E… todas as sugestões são bem-vindas.

Um bom ano lectivo para todos!

"A Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima. O diretor é gente, O coordenador é gente, O professor é gente, O aluno é gente, cada funcionário é gente. E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão. Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’. Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir que não tem amizade a ninguém nada de ser como o tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só. Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se ‘amarrar nela’! Ora, é lógico...numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz." Paulo Freire

18/05/11

Tarefa em Sala de Aula - Matemática - 5ºB - Representação e interpretação de dados

Com os objectivos dos alunos:
- Reconhecerem a necessidade de/e recolherem e organizarem dados relativos a uma situação da vida real: foi-lhes apresentado um cartaz da Roda dos Alimentos e a questão: “Como estudar se os alunos comem diariamente alimentos de todos os grupos da roda alimentar?”;

- Construírem tabelas de frequência e gráficos de barras a partir de dados fornecidos: formaram-se Grupos de Trabalho de 4 ou 5 alunos e foram distribuídas pelos grupos as respostas dadas pelos alunos da turma a um questionário relativo aos seus Hábitos Alimentares, completando uma Tabela de Frequências e construindo o respectivo Gráfico de Barras numa folha “gigante” de papel quadriculado;
Grupo: Elisa nº6, Luquénia nº11, Mário nº14, Steve nº19 e Vitaliy nº21
Grupo: Cláudia nº1, Débora nº4, Inês nº8, Rubens nº16, Alexandre nº22
Grupo: Daniela nº3, Diogo nº5, Jéssica nº9 e Sara nº17
Grupo: Cristiano nº2, Gustavo nº7, Marcos nº13, Ricardo nº15

- Lerem e interpretarem tabelas e gráficos à luz das situações a que dizem respeito e comunicarem os resultados das interpretações feitas: um porta-voz de cada grupo apresentou o seu trabalho e as suas conclusões.

Sem comentários:

Enviar um comentário