Com os objectivos dos alunos:
- Reconhecerem a necessidade de/e recolherem e organizarem dados relativos a uma situação da vida real: foi-lhes apresentado um cartaz da Roda dos Alimentos e a questão: “Como estudar se os alunos comem diariamente alimentos de todos os grupos da roda alimentar?”;
- Construírem tabelas de frequência e gráficos de barras a partir de dados fornecidos: formaram-se Grupos de Trabalho de 4 ou 5 alunos e foram distribuídas pelos grupos as respostas dadas pelos alunos da turma a um questionário relativo aos seus Hábitos Alimentares, completando uma Tabela de Frequências e construindo o respectivo Gráfico de Barras numa folha “gigante” de papel quadriculado;
Grupo: Elisa nº6, Luquénia nº11, Mário nº14, Steve nº19 e Vitaliy nº21 |
Grupo: Cláudia nº1, Débora nº4, Inês nº8, Rubens nº16, Alexandre nº22 |
Grupo: Daniela nº3, Diogo nº5, Jéssica nº9 e Sara nº17 |
Grupo: Cristiano nº2, Gustavo nº7, Marcos nº13, Ricardo nº15 |
- Lerem e interpretarem tabelas e gráficos à luz das situações a que dizem respeito e comunicarem os resultados das interpretações feitas: um porta-voz de cada grupo apresentou o seu trabalho e as suas conclusões.
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