- Distinguir seres heterotróficos de seres autotróficos e dar exemplos;
- Interpretar experiências: descrever acontecimentos, identificar resultados e tirar conclusões;
- Identificar a zona da raiz que capta a água e sais minerais;
- Distinguir e saber por onde circula a seiva bruta e a seiva elaborada;
- Descrever o processo da fotossíntese: o que precisam as plantas para produzirem o seu alimento e o que daí resulta;
- Saber quais os órgãos da planta que possuem maior quantidade de clorofila;
- Identificar, em diferentes plantas, órgãos onde se acumulam reservas alimentares;
- Indicar a principal substância de reserva da batata;
- Identificar, legendar e saber a função de um estoma;
- Identificar os gases/produtos que entram e saem da planta nas funções de: Respiração, Fotossíntese e Transpiração;
- Descrever como as plantas, através das funções que realizam, podem melhorar a qualidade do ar;
- Identificar plantas como fonte alimentar e de matérias-primas, enumerando os produtos resultantes;
- Legendar uma flor completa;
- Saber a função de cada órgão da flor e onde se formam os grãos de pólen e os óvulos;
- Distinguir, justificando, flores unisexuais de hermafroditas;
- Identificar diferentes tipos de polinização;
- Identificar agentes polinizadores;
- Descrever, ordenadamente, os processos de: Polinização, Fecundação, Frutificação, Disseminação e Germinação.
- Legendar uma semente;
- Descrever condições favoráveis à germinação das sementes;
- Reconhecer que os fetos e os musgos se reproduzem por esporos;
- Legendar e descrever o ciclo de vida de um feto e de um musgo.
Estudar:
- Caderno diário
- Manual, parte 2: Páginas 8 até 59
- Caderno de Actividades: Páginas 37 até 50.
Professora Ângela Almeida
Sem comentários:
Enviar um comentário