Boas vindas

Aos meus alunos e Encarregados de Educação:

Sejam todos bem-vindos a este espaço de divulgação de informações, partilha e encontro das pessoas envolvidas no processo educacional.

Espero que este blogue seja útil para todos. E… todas as sugestões são bem-vindas.

Um bom ano lectivo para todos!

"A Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima. O diretor é gente, O coordenador é gente, O professor é gente, O aluno é gente, cada funcionário é gente. E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão. Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’. Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir que não tem amizade a ninguém nada de ser como o tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só. Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se ‘amarrar nela’! Ora, é lógico...numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz." Paulo Freire

15/05/11

Objectivos para o 6º Teste de Avaliação de Ciências da Natureza - 6ºA e 6ºB

- Distinguir seres heterotróficos de seres autotróficos e dar exemplos;
- Interpretar experiências: descrever acontecimentos, identificar resultados e tirar conclusões;
- Identificar a zona da raiz que capta a água e sais minerais;
- Distinguir e saber por onde circula a seiva bruta e a seiva elaborada;
- Descrever o processo da fotossíntese: o que precisam as plantas para produzirem o seu alimento e o que daí resulta;
- Saber quais os órgãos da planta que possuem maior quantidade de clorofila;
- Identificar, em diferentes plantas, órgãos onde se acumulam reservas alimentares;
- Indicar a principal substância de reserva da batata;
- Identificar, legendar e saber a função de um estoma;
- Identificar os gases/produtos que entram e saem da planta nas funções de: Respiração, Fotossíntese e Transpiração;
- Descrever como as plantas, através das funções que realizam, podem melhorar a qualidade do ar;
- Identificar plantas como fonte alimentar e de matérias-primas, enumerando os produtos resultantes;
- Legendar uma flor completa;
- Saber a função de cada órgão da flor e onde se formam os grãos de pólen e os óvulos;
- Distinguir, justificando, flores unisexuais de hermafroditas;
- Identificar diferentes tipos de polinização;
- Identificar agentes polinizadores;
- Descrever, ordenadamente, os processos de: Polinização, Fecundação, Frutificação, Disseminação e Germinação.
- Legendar uma semente;
- Descrever condições favoráveis à germinação das sementes;
- Reconhecer que os fetos e os musgos se reproduzem por esporos;
- Legendar e descrever o ciclo de vida de um feto e de um musgo.

Estudar:
- Caderno diário
- Manual, parte 2: Páginas 8 até 59
- Caderno de Actividades: Páginas 37 até 50.

Professora Ângela Almeida

Sem comentários:

Enviar um comentário