Boas vindas

Aos meus alunos e Encarregados de Educação:

Sejam todos bem-vindos a este espaço de divulgação de informações, partilha e encontro das pessoas envolvidas no processo educacional.

Espero que este blogue seja útil para todos. E… todas as sugestões são bem-vindas.

Um bom ano lectivo para todos!

"A Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima. O diretor é gente, O coordenador é gente, O professor é gente, O aluno é gente, cada funcionário é gente. E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão. Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’. Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir que não tem amizade a ninguém nada de ser como o tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só. Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se ‘amarrar nela’! Ora, é lógico...numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz." Paulo Freire

17/10/10

Objectivos para o 1º Teste de Avaliação de Ciências da Natureza - 6ºA e 6ºB

- Definir e distinguir Alimentos de Nutrientes;
- Identificar os nutrientes presentes em determinados alimentos e/ou grupos alimentares da Roda dos Alimentos;
- Interpretar rótulos de alimentos, identificando os nutrientes presentes e os aditivos alimentares adicionados;
- Descrever as três funções dos nutrientes;
- Identificar as funções realizadas por cada um dos nutrientes;
- Reconhecer a importância da Roda dos Alimentos e os produtos alimentares presentes em cada grupo;
- Definir uma alimentação saudável, relacionando as 3 regras com a Roda dos Alimentos;
- Indicar o nome das doenças provocadas pela falta de determinados nutrientes, assim como o nome dos nutrientes que quando em falta provocam determinada doença;
- Analisar, interpretar e elaborar ementas saudáveis;
- Identificar erros alimentares;
- Identificar e legendar os constituintes do sistema digestivo;
- Identificar e distinguir os órgãos do tubo digestivo dos órgãos anexos.

Estudar:
- Caderno diário e fotocópias
- Manual, parte 1: Até à página 31.
- Caderno de Actividades: Até à página 13

Sem comentários:

Enviar um comentário