Boas vindas

Aos meus alunos e Encarregados de Educação:

Sejam todos bem-vindos a este espaço de divulgação de informações, partilha e encontro das pessoas envolvidas no processo educacional.

Espero que este blogue seja útil para todos. E… todas as sugestões são bem-vindas.

Um bom ano lectivo para todos!

"A Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima. O diretor é gente, O coordenador é gente, O professor é gente, O aluno é gente, cada funcionário é gente. E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão. Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’. Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir que não tem amizade a ninguém nada de ser como o tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só. Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se ‘amarrar nela’! Ora, é lógico...numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz." Paulo Freire

17/10/10

Objectivos para o 1º Teste de Avaliação de Matemática - 5ºB

- Identificar o nome dos sólidos geométricos;
- Distinguir as características dos prismas, de pirâmides, cones, cilindros, esferas, poliedros e não poliedros;
- Identificar o número de faces, arestas e vértices em sólidos geométricos;
- Identificar o polígono da base de cada sólido geométrico;
- Relacionar o número de faces, de arestas e de vértices de um prisma e de uma pirâmide com o polígono da base;
- Identificar um poliedro segundo características dadas, como o número de faces, de vértices ou de arestas, ou a forma das faces ou das bases;
- Identificar as planificações possíveis para determinado sólido geométrico;
- Traçar rectas, segmentos de recta e semi-rectas;
- Identificar e representar rectas paralelas, estritamente paralelas, coincidentes, concorrentes, perpendiculares e oblíquas;
- Usar a notação conveniente para a identificação de cada uma das rectas;
- Estimar a amplitude de ângulos, explicando o raciocínio;
- Comparar e classificar ângulos: recto, agudo, obtuso, raso e giro;
- Medir, com um transferidor, a amplitude de ângulos representados e utilizar a notação conveniente;
- Construir ângulos sendo dadas as suas amplitudes.

Estudar:
- Caderno diário e fotocópias
- Manual, parte 1: Até à página 51.
- Caderno de Exercícios: Até à página 17

2 comentários:

  1. Olá professora eu gostava que a nossa turma conseguisse ganhar o prémio quando formos aos jogos olímpicos e a nossa turma vai conseguir porque é a melhor em matemática até manhã

    Tatiana Pires
    5B n20

    ResponderEliminar
  2. Pré-olimpíadas da Matemática, é o que queres dizer, não é, Tatiana? Eu espero bem que sim! Vão treinando, tentem resolver os exercícios que coloquei aqui no blogue.
    Estou a torcer por vocês!
    Acredito nas vossas capacidades! ;)

    ResponderEliminar