- Reconhecer que o sistema respiratório é constituído pelos pulmões e pelas vias respiratórias.
- Reconhecer a localização dos órgãos do sistema respiratório humano e legendá-los.
- Descrever os percursos seguidos pelo ar inspirado e pelo ar expirado no sistema respiratório (referindo, ordenadamente, o nome dos órgãos para onde segue/passa o ar).
- Identificar as características e as funções dos vários órgãos do sistema respiratório.
- Reconhecer e identificar num esquema a “hematose pulmonar”, explicar este fenómeno (consiste na troca gasosa realizada nos alvéolos pulmonares) e identificar o trajecto de cada um dos gases (parte do oxigénio do ar inspirado passa dos alvéolos para o sangue e o dióxido de carbono e o vapor de água passam do sangue para o ar dos alvéolos).
- Identificar e referir doenças do sistema respiratório.
- Distinguir e justificar comportamentos benéficos de comportamentos prejudiciais ao sistema respiratório.
- Reconhecer a localização dos órgãos do sistema respiratório dos peixes e legendá-los.
- Explicar o funcionamento do sistema respiratório dos peixes.
Estudar:
- Caderno diário e fotocópias
- Manual, parte 1: Páginas 52 até 62.
- Caderno de Actividades: Páginas 17 até 20.
Sem comentários:
Enviar um comentário