Boas vindas

Aos meus alunos e Encarregados de Educação:

Sejam todos bem-vindos a este espaço de divulgação de informações, partilha e encontro das pessoas envolvidas no processo educacional.

Espero que este blogue seja útil para todos. E… todas as sugestões são bem-vindas.

Um bom ano lectivo para todos!

"A Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima. O diretor é gente, O coordenador é gente, O professor é gente, O aluno é gente, cada funcionário é gente. E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão. Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’. Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir que não tem amizade a ninguém nada de ser como o tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só. Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se ‘amarrar nela’! Ora, é lógico...numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz." Paulo Freire

02/01/11

Objectivos para o 3º Teste de Avaliação de Ciências da Natureza (Janeiro) - 6ºA e 6ºB

- Reconhecer que o sistema respiratório é constituído pelos pulmões e pelas vias respiratórias.
- Reconhecer a localização dos órgãos do sistema respiratório humano e legendá-los.
- Descrever os percursos seguidos pelo ar inspirado e pelo ar expirado no sistema respiratório (referindo, ordenadamente, o nome dos órgãos para onde segue/passa o ar).
- Identificar as características e as funções dos vários órgãos do sistema respiratório.
- Reconhecer e identificar num esquema a “hematose pulmonar”, explicar este fenómeno (consiste na troca gasosa realizada nos alvéolos pulmonares) e identificar o trajecto de cada um dos gases (parte do oxigénio do ar inspirado passa dos alvéolos para o sangue e o dióxido de carbono e o vapor de água passam do sangue para o ar dos alvéolos).
- Identificar e referir doenças do sistema respiratório.
- Distinguir e justificar comportamentos benéficos de comportamentos prejudiciais ao sistema respiratório.
- Reconhecer a localização dos órgãos do sistema respiratório dos peixes e legendá-los.
- Explicar o funcionamento do sistema respiratório dos peixes.

Estudar:
- Caderno diário e fotocópias
- Manual, parte 1: Páginas 52 até 62.
- Caderno de Actividades: Páginas 17 até 20.

Sem comentários:

Enviar um comentário