Boas vindas

Aos meus alunos e Encarregados de Educação:

Sejam todos bem-vindos a este espaço de divulgação de informações, partilha e encontro das pessoas envolvidas no processo educacional.

Espero que este blogue seja útil para todos. E… todas as sugestões são bem-vindas.

Um bom ano lectivo para todos!

"A Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima. O diretor é gente, O coordenador é gente, O professor é gente, O aluno é gente, cada funcionário é gente. E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão. Nada de ‘ilha cercada de gente por todos os lados’. Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir que não tem amizade a ninguém nada de ser como o tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só. Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se ‘amarrar nela’! Ora, é lógico...numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz." Paulo Freire

19/02/11

Objectivos para o 4º Teste de Avaliação de Matemática - 5ºB

- Compreender as propriedades e as regras das operações e usá-las no cálculo e resolução de problemas.
- Reconhecer que a divisão é a operação inversa da multiplicação.
- Reconhecer e aplicar a identidade fundamental da divisão (Dividendo = divisor X Quociente + Resto).
- Completar tabelas com os termos “dividendo”, “divisor”, “quociente” e “resto”, apresentando todos os cálculos.
- Reconhecer o significado de cada um dos conceitos “dividendo”, “divisor”, “quociente” e “resto” no contexto de um problema.
- Interpretar uma potência de expoente natural como um produto de factores iguais.
- Calcular potências de um número e fazer a sua leitura.
- Identificar e dar exemplos de quadrados de números e de potências de base 10.
- Resolver problemas utilizando potências.
- Identificar e continuar regularidades.

Estudar:
- Caderno diário e fotocópias
- Manual, parte 2: Páginas 18 até 23.
- Caderno de Exercícios: Páginas 33 e 34.

Professora Ângela Almeida

01/02/11

Objectivos para o 4º Teste de Avaliação de Ciências da Natureza - 6ºA e 6ºB (Fevereiro)

- Constituintes do sangue:
-Legendar,
- Mencionar as suas características,
- Referir as suas funções.
- Sangue venoso e sangue arterial:
            - Distinguir as características de cada um,
            - Saber onde o sangue venoso se transforma em sangue arterial e vice-versa.
            - Descrever o destino de cada um, quando saem do coração.
- Coração:
            - Legendar,
            - Identificar de que lado circula sangue arterial e sangue venoso,
            - Relacionar a espessura das paredes dos ventrículos com as das aurículas e justificar,
            - Descrever, ordenadamente, o funcionamento do coração
- Identificar, distinguir e referir as funções das artérias, veias e capilares.
- Descrever a Pequena Circulação (circulação pulmonar) e a Grande Circulação (circulação sistémica).
- Referir e identificar doenças do sistema circulatório.
- Enumerar medidas importantes para manter o sistema circulatório saudável.
- Identificar, compreender e legendar  evidências da Respiração Celular.
- Analisar gráficos relacionados com a actividade física e consumo de nutrientes.
- Relacionar o gasto de energia com o esforço físico.
- Referir os factores que condicionam o consumo de energia.

Estudar:
- Caderno diário e fotocópias
- Manual, parte 1: Páginas 64 até 85.
- Caderno de Actividades: Páginas 21 até 28.
Professora Ângela Almeida

31/01/11

União Europeia em Pasta de Papel - PIEF

Elaboração de pasta de papel

Para a realização de um mapa da União Europeia


E da respectiva bandeira
31/01/2011

Trabalhos de Pesquisa de CN - 6ºA e 6ºB

Tema: TRANSMISSÃO DA VIDA HUMANA

Conteúdo
Páginas
Grupo 6ºA
Grupo 6ºB
- Reprodução assexuada e reprodução sexuada
102,103
1-Alexander
15-Rodrigo
1-Bruno
8- Isaac
15-Leonardo
- Caracteres sexuais primários e secundários
104,105
10-Marcelo
19-Tiago
6-Guilherme
7-Hugo
- Sistema Reprodutor feminino
106,107
17-Sónia
18-Tatiana
22-Tiago Gomes
23-Vanessa
25-Victória
- Sistema Reprodutor masculino
108,109
11-Paulo
20-Tomás
3-Daniel
11-Jorge
12-José Manuel
- Da fecundação ao embrião
110,111
7-Giuliane
8-Inês
5-Gonçalo
21-Tiago Goulão
- Do embrião ao feto.
112,113
2-Ana Margarida
13-Rafaela
4-Fernando
13-José Maria
17-Nuno
- Saúde da grávida.
- Saúde do recém-nascido.
116,117
121
3-Beatriz
16-Samanta
2-Catarina
14-Josebelle
19-Patrícia B
- Desenvolvimento do feto e nascimento.
- O Parto.
114,115

118,119
4-Dany
12-Pedro

9-Jéssica
18-Patrícia S.
24-Vera

Nota: As páginas do manual servem apenas para localizar os conceitos a trabalhar, mas o trabalho exige uma pesquisa mais aprofundada sobre os mesmos.
No trabalho, feito em Power Point, deverão constar imagens, legendas, definições de conceitos, características de órgãos, funções, etc.

Data de entrega: 14 de Fevereiro

21/01/11

Objectivos para o 3º Teste de Avaliação de Matemática - 5ºB

- Construir circunferências, usando o compasso, sendo dado o raio e/ou o diâmetro.
- Distinguir, identificar e definir circunferência, círculo, corda, raio, diâmetro e centro.
- Resolver problemas envolvendo os conceitos de circunferência, círculo, raio e diâmetro de uma circunferência.
- Aplicar e identificar as propriedades da adição.
- Aplicar e identidade fundamental da subtracção.
- Aplicar e identificar as propriedades da multiplicação.
- Identificar e calcular parcelas, somas, aditivos, subtractivos, diferenças, factores e produtos.
- Resolver problemas que envolvam as operações de adição, subtracção e multiplicação em contextos diversos.

Estudar:
- Caderno diário e fotocópias
- Manual, parte 1: Páginas 78 até 91.
- Manual, parte 2: Páginas 10 até 17.
- Caderno de Exercícios: Páginas 23 até 32.

19/01/11

Power Point - Sistema Circulatório

21. Sistema Circulatório

15/01/11

Treinar o cérebro

De aorcdo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as Lteras de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia Lteras etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol, que vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo.
Sohw de bloa! :)


Fixem agoros os olhos no texto abaixo e deixem que a vossa mente leia corretamente o que está escrito:

35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO 4 NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O! NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R D3 P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! 4 SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3! P4R4BÉN5!

12/01/11

Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos

A Final do 7º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos vai realizar-se no dia 18 de Março de 2011 no ISEL-Instituto Superior de Engenharia de Lisboa.
Os jogos são os seguintes:

Consultem a página: http://ludicum.org/cnjm/7/ onde podem ver as regras de todos os jogos e o regulamento do concurso, entre outros.

Gostava muito que a nossa turma fosse representada no concurso nacional. Vamos fazer por isso??
Para isso, deixo aqui também sites onde podem jogar os jogos directamente no computador, de forma online. Treinem bastante para podermos alcançar o nosso objectivo!...

Ouri:
http://www.sc.didaxis.pt/nm/ (No site, cliquem em "jogos" e depois em "Ouri")

Hex: http://home.earthlink.net/~vanshel/ (Fazem o Download e ficam com o jogo online gravado no vosso computador)


Gatos & Cães (não encontrei online).

Desejo-vos um bom trabalho e que o façam com entusiasmo. Qualquer dúvida, estou ao dispor!

Jogo do 24

O Jogo do 24 é óptimo para desenvolver o cálculo mental e treinar as quatro operações básicas da aritmética.
Objectivo do jogo: Ganhar o máximo de pontos por ser o primeiro a chegar ao resultado 24, utilizando os 4 algarismos da carta.
 As cartas que constituem o jogo: As cartas do jogo têm duas faces, cada uma com diferentes combinações de 4 algarismos. Nos cantos encontra-se o valor da carta: 1 ponto (1 bola branca), 2 pontos (2 bolas vermelhas) ou 3 pontos (3 bolas amarelas). Este valor da carta representa também o seu nível de dificuldade.
O algarismo  9 está preenchido a vermelho, distinguindo-se por isso do algarismo 6.
         Como se joga?
1. À volta de uma mesa colocam-se 4 jogadores, havendo uma quinta pessoa que será o coordenador da mesa.
2. O coordenador é quem coloca as cartas em jogo e contabiliza os pontos dos jogadores.
3. O coordenador mantém as cartas consigo e vai lançando do baralho uma carta de cada vez, colocando-a no centro da mesa.
4. Pode-se somar, subtrair, multiplicar e dividir. Devem-se utilizar todos os 4 algarismos mas cada um apenas uma vez.
5. Ganha a carta em jogo o jogador que primeiro toque na carta (com apenas um dedo) e consiga rapidamente dar a solução correcta.
6. Esse jogador diz primeiro qual a última operação que efectuou dentro de 3 segundos (p.ex. 4x6=24) e depois tem 15 segundos para dar a solução completa (p. ex. 2+2=4; 2x3=6; 4x6=24).
7. O jogador que ganhou a carta fica com ela e passa-se a jogar a carta seguinte.
8. Quando estiverem jogadas todas as cartas, o coordenador soma os pontos de cada jogador.
9. O vencedor é aquele que tiver somado o maior número de pontos.
REGRAS ESPECIAIS
- Quando os participantes reclamam em simultâneo a resolução da carta, ganha aquele que der a resposta primeiro.
-  Quando os jogadores não conseguem encontrar a solução
da carta em jogo, esta pode ser retirada.
-  Os participantes devem manter-se sentados e em silêncio
durante o jogo, para que haja maior concentração durante o jogo.
- Não é permitido aos participantes o uso de papel, material de escrita calculadora.

É FALTA QUANDO
- o participante não responde dentro do tempo estabelecido;
- a solução dada é incorrecta;
- o participante toca na carta com mais de um dedo.
Uma vez que seja marcada a falta, a carta que estava a ser jogada é retirada e volta para o baralho.
Com três faltas o participante fica desclassificado da volta que está a ser jogada.
Um participante desclassificado mantém os pontos acumulados até ao momento em que é desclassificado e pode continuar a jogar as voltas que se seguem começando de novo sem nenhuma falta.
Para treinarem cliquem aqui: http://www.sc.didaxis.pt/nm/Jogo_do_24.htm

Pódio - 3º Teste de Avaliação - CN


Os alunos do 6ºA continuam a manter-se os mesmos no pódio, só a trocar de posições, mas no 6ºB temos novidades!...
Aproveito para felicitar aos alunos do 6ºB que, na sua maioria, subiram bastante as notas neste teste. Parabéns! Espero que continuem a empenhar-se e a lutar para alcançarem sempre bons resultados. Não se esqueçam que tudo parte da sala de aula: estarem atentos é meio caminho andado.
Força para todos!

08/01/11

Instalação de um conversor para a nova ortografia

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa será aplicado no sistema educativo e nas escolas portuguesas, em todas as disciplinas de todos os anos de escolaridade, a partir do início do ano lectivo de 2011/2012.

O Governo adoptou o conversor "Lince" que converte o texto de ficheiros nos formatos mais comuns para a nova ortografia, gravando o resultado num novo ficheiro com o nome do original.
O "Lince" não é um editor de texto nem um verificador ou corretor ortográfico, apenas converte texto escrito corretamente segundo os instumentos ortográficos anteriormente em vigor.
"Lince" permite ainda definir o local em que são guardados os ficheiros com o texto convertido, facilitando a organização de versões sempre que se procura converter sistematicamente um grande número de textos.

Para usarem a aplicação, que é gratuita e de distribuição livre, escolham o instalador adequado no seguinte site: http://www.portaldalinguaportuguesa.org/index.php?action=lince

Uma boa adaptação!

07/01/11

Introdução à Circunferência - 5ºB

Diz-me e eu esquecerei, ensina-me e eu lembrar-me-ei, envolve-me e eu aprenderei”. Provérbio Chinês

Peça de Teatro em Inglês

No dia 6 de Janeiro de 2011, as várias turmas do 2º Ciclo e algumas do 3º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Albufeira foram ao Auditório Municipal de Albufeira ver uma peça de teatro em inglês.
Alguns alunos tiveram oportunidade de colocarem adereços cénicos e interagirem com os actores, em Inglês. Foi giro! E...a brincar também se aprende!...



02/01/11

Objectivos para o 3º Teste de Avaliação de Ciências da Natureza (Janeiro) - 6ºA e 6ºB

- Reconhecer que o sistema respiratório é constituído pelos pulmões e pelas vias respiratórias.
- Reconhecer a localização dos órgãos do sistema respiratório humano e legendá-los.
- Descrever os percursos seguidos pelo ar inspirado e pelo ar expirado no sistema respiratório (referindo, ordenadamente, o nome dos órgãos para onde segue/passa o ar).
- Identificar as características e as funções dos vários órgãos do sistema respiratório.
- Reconhecer e identificar num esquema a “hematose pulmonar”, explicar este fenómeno (consiste na troca gasosa realizada nos alvéolos pulmonares) e identificar o trajecto de cada um dos gases (parte do oxigénio do ar inspirado passa dos alvéolos para o sangue e o dióxido de carbono e o vapor de água passam do sangue para o ar dos alvéolos).
- Identificar e referir doenças do sistema respiratório.
- Distinguir e justificar comportamentos benéficos de comportamentos prejudiciais ao sistema respiratório.
- Reconhecer a localização dos órgãos do sistema respiratório dos peixes e legendá-los.
- Explicar o funcionamento do sistema respiratório dos peixes.

Estudar:
- Caderno diário e fotocópias
- Manual, parte 1: Páginas 52 até 62.
- Caderno de Actividades: Páginas 17 até 20.

Power Point - Sistema respiratório

15. Movimentos Respiratórios e Sistema Respiratório

11/12/10

Marcação/Calendarização dos Testes - 2º Período

5ºB - Matemática:
- 28 de Janeiro (Sexta-feira)
- 25 de Fevereiro (Sexta-feira)
- 1 de Abril (Sexta-feira)

6ºA - Ciências da Natureza:
- 11 de Janeiro (Terça-feira
- 8 de Fevereiro (Terça-feira)
- 24 de Março (Quinta-feira)

6ºB - Ciências da Natureza:
- 10 de Janeiro (Segunda-feira)
- 7 de Fevereiro (Segunda-feira)
- 28 de Março (Segunda-feira)

Pódio - 2º Teste de Avaliação

A maior parte dos alunos repete-se do pódio anterior. Parabéns aos lutadores!
E força aos outros, que o lugar ainda pode ser vosso!...
Bom estudo.

27/11/10

Objectivos para o 2º Teste de Avaliação de Matemática - 5ºB

- Distinguir e identificar (usando a notação conveniente) ângulos complementares, suplementares, verticalmente opostos e ângulos alternos internos;
- Determinar/calcular a amplitude de vários ângulos considerando as relações entre eles;
- Identificar os elementos de um polígono (figura geométrica plana limitada por segmentos de recta, constituída por lados, vértices e ângulos);
- Classificar polígonos de acordo com o número de lados (3-triângulo, 4-quadrilátero, 5-pentágono, 6-hexágono, 7-heptágono, 8-octógono, 9-eneágono, 10-decágono, 12-dodecágono, 20-icoságono);
- Identificar e distinguir polígonos regulares (têm os lados iguais e os ângulos também todos iguais) de polígonos irregulares;
- Classificar triângulos quanto aos ângulos (rectângulo, obtusângulo ou acutângulo) e quanto aos lados (equilátero, isósceles ou escaleno);
- Construir triângulos;
- Identificar casos de possibilidade ou impossibilidade na construção de triângulos (Desigualdade triangular: Qualquer lado de um triângulo é menor do que a soma dos outros dois);
- Compreender, num triângulo, o valor da soma das amplitudes dos seus ângulos internos (180º) e externos (360º);
- Resolver problemas envolvendo relações entre elementos e propriedades dos triângulos.

Estudar:
- Caderno diário
- Manual, parte 1: Páginas 50 até 77.
- Caderno de Exercícios: Páginas 14 até 22.

Professora Ângela Almeida

23/11/10

Objectivos para o 2º Teste de Avaliação de Ciências da Natureza - 6ºA e 6ºB

- Legendar, reconhecer a constituição e as características de um dente (órgão “duro e vivo”);
- Explicar as transformações por que passam os alimentos ao longo do tubo digestivo;
- Distinguir transformações mecânicas de transformações químicas;
- Distinguir bolo alimentar, quimo e quilo e explicar estas transformações, referindo os sucos digestivos que actuam e os órgãos onde ocorrem;
- Explicar como é que os alimentos passam para o sangue;
- Explicar o que acontece às substâncias que não são absorvidas.
- Explicar as diferentes fases da função alimentar: digestão, deglutição, absorção e assimilação.
- Reconhecer os regimes alimentares de diferentes animais;
- Definir animal ruminante;
- Indicar características do estômago dos ruminantes.
- Indicar características do sistema digestivo da uma ave granívora.
- Legendar o sistema digestivo de um animal herbívoro e de um animal granívoro;
- Reconhecer a localização, características e funções dos vários órgãos do sistema digestivo dos animais herbívoros e granívoros;
- Relacionar e justificar a diferença do comprimento do intestino delgado de alguns animais com o regime alimentar (carnívoro e/ou herbívoro);
- Identificar, em esquemas, os movimentos respiratórios: inspiração e expiração, assim como os mecanismos associados;
- Descrever o movimento dos órgãos nos movimentos de inspiração e de expiração (ficha de trabalho).
- Distinguir ar inspirado de ar expirado: temperatura, dióxido de carbono, oxigénio, vapor de água (relatório experimental).

Estudar:
- Caderno diário e fotocópias
- Manual, parte 1: Páginas 30 até 51.
- Caderno de Actividades: Páginas 13 até 19.

Professora Ângela Almeida

Visualização do Filme "Trainspotting" (Sem limites) - PIEF

É um filme britânico de 1996, do género drama, dirigido por Danny Boyle.
O filme conta a vida de um grupo de jovens viciados no obscuro submundo das drogas (heroína) em Edimburgo, na Escócia.
Em foco temos: Mark Renton e a sua tentativa de abandonar o vício da heroína que afecta as suas relações com a família e os amigos, o demente Sick Boy, o sombrio Spud, o maluco Begbie, a namorada Diane de apenas 14 anos e o "atleta" Tommy que nunca tocou em drogas, mas tem uma enorme curiosidade em conhecer. Este grupo de jovens escoceses mergulha no vício para fugir das banalidades da existência nos dias modernos. E logo começam a sentir as consequências das suas atitudes e a descobrir que não existem soluções fáceis para a solidão e a dor que a vida nos proporciona.
"Amigos" que são ladrões e viciados, caminham inexoravelmente para o fim desta amizade e, simultaneamente (com excepção de um do bando), marcham para a auto-destruição.
Sem moralismo e falsas mensagens, o filme acompanha a rotina alucinante dos garotos e traça um retrato da geração desesperançada dos anos 90.

12/11/10

Visita de Estudo à Cova da Moura - PIEF

No dia 11 de Novembro os alunos do PIEF foram à Cova da Moura. Tiveram oportunidade de sentir que num ambiente hostil também se "sobrevive"... basta haver força de vontade!...

06/11/10

Pré-Olimpíadas da Matemática - 5ºAno

Olá meus queridos.
As provas das Pré-Olimpíadas da Matemática vão realizar-se no dia 10 de Novembro de 2010 (Quarta-feira) das 15h30 às 17h30, na sala 2.04,
Com muita pena minha, não vou poder ser eu a vigiá-las, pois tenho uma reunião nesse dia. Será outra professora, também de Matemática. No entanto, às 15h30 vou à porta da sala desejar-vos BOA SORTE!
Fico a torcer por vocês. Não me deixem ficar mal! :)
Beijinhos,
Professora Ângela Almeida

28/10/10

1º Teste de Avaliação


Muitos Parabéns aos alunos que alcançaram o pódio neste 1º Teste de Avaliação.
Mas os outros não desistam!... Vamos continuar a trabalhar e tentar que todos tenham esta oportunidade. Força a todos! Muito empenho e um bom trabalho.

20/10/10

7º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos (2010/2011)

A Final do 7º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos vai realizar-se no dia 18 de Março de 2011 no ISEL-Instituto Superior de Engenharia de Lisboa.
Este campeonato é uma competição que integra 6 jogos, distribuídos da seguinte forma:
 As descrições e as regras destes jogos estão disponíveis na página
http://ludicum.org/cnjm/7/jogos7/


Gostava muito que vocês,  meus alunos, fossem representados no concurso nacional. Vamos fazer por isso?
Deixo aqui sites onde podem jogar os jogos directamente no computador, de forma online. Treinem bastante para podermos alcançar o nosso objectivo!...

Ouri
http://www.sc.didaxis.pt/nm/ (No site, cliquem em "jogos" e depois em "Ouri")

Hex (Fazem o Download e ficam com o jogo online gravado no vosso computador)
http://home.earthlink.net/~vanshel/

O Cães e Gatos não está online, mas vejam as regras em http://ludicum.org/cnjm/7/jogos7/gc.pdf

Desejo-vos um bom trabalho e que o façam com entusiasmo. Qualquer dúvida, estou ao dispor!

19/10/10

XXIX Olimpíadas Portuguesas de Matemática

Convido todos os alunos do 5º Ano da Escola Básica e Secundária de Albufeira a participar nas XXIX Olimpíadas Portuguesas de Matemática (OPM), no ano lectivo de 2010/2011.
As Pré-Olimpíadas (5.º ano) constam de uma prova única a nível nacional, a realizar no dia 10 de Novembro na EBSA.
Aos interessados em participar, deixo algumas provas para poderem treinar.
Bom trabalho!




Power Point - Sistema Digestivo

8. Sistema digestivo humano

17/10/10

Objectivos para o 1º Teste de Avaliação de Matemática - 5ºB

- Identificar o nome dos sólidos geométricos;
- Distinguir as características dos prismas, de pirâmides, cones, cilindros, esferas, poliedros e não poliedros;
- Identificar o número de faces, arestas e vértices em sólidos geométricos;
- Identificar o polígono da base de cada sólido geométrico;
- Relacionar o número de faces, de arestas e de vértices de um prisma e de uma pirâmide com o polígono da base;
- Identificar um poliedro segundo características dadas, como o número de faces, de vértices ou de arestas, ou a forma das faces ou das bases;
- Identificar as planificações possíveis para determinado sólido geométrico;
- Traçar rectas, segmentos de recta e semi-rectas;
- Identificar e representar rectas paralelas, estritamente paralelas, coincidentes, concorrentes, perpendiculares e oblíquas;
- Usar a notação conveniente para a identificação de cada uma das rectas;
- Estimar a amplitude de ângulos, explicando o raciocínio;
- Comparar e classificar ângulos: recto, agudo, obtuso, raso e giro;
- Medir, com um transferidor, a amplitude de ângulos representados e utilizar a notação conveniente;
- Construir ângulos sendo dadas as suas amplitudes.

Estudar:
- Caderno diário e fotocópias
- Manual, parte 1: Até à página 51.
- Caderno de Exercícios: Até à página 17

Objectivos para o 1º Teste de Avaliação de Ciências da Natureza - 6ºA e 6ºB

- Definir e distinguir Alimentos de Nutrientes;
- Identificar os nutrientes presentes em determinados alimentos e/ou grupos alimentares da Roda dos Alimentos;
- Interpretar rótulos de alimentos, identificando os nutrientes presentes e os aditivos alimentares adicionados;
- Descrever as três funções dos nutrientes;
- Identificar as funções realizadas por cada um dos nutrientes;
- Reconhecer a importância da Roda dos Alimentos e os produtos alimentares presentes em cada grupo;
- Definir uma alimentação saudável, relacionando as 3 regras com a Roda dos Alimentos;
- Indicar o nome das doenças provocadas pela falta de determinados nutrientes, assim como o nome dos nutrientes que quando em falta provocam determinada doença;
- Analisar, interpretar e elaborar ementas saudáveis;
- Identificar erros alimentares;
- Identificar e legendar os constituintes do sistema digestivo;
- Identificar e distinguir os órgãos do tubo digestivo dos órgãos anexos.

Estudar:
- Caderno diário e fotocópias
- Manual, parte 1: Até à página 31.
- Caderno de Actividades: Até à página 13